Lord Byron

"Mais do que amor, do que dinheiro, do que fé, do que fama, do que justiça, deem me a Verdade"

sábado, 10 de setembro de 2011

Uma luz na escuridão.

                                         imprópria ao seu sexo

Desde que adquiri o uso da razão, minha incli-
naçào para o saber tem sido tão forte e violenta
que nem as censuras de outras pessoas [...] nem
minhaspróprias reflexões[...] têm sido capazes de
deter esse impulso natural de que Deus me dotou.
Somente Ele deve saber porquê; e Ele sabe também
que Lhe tenho suplicado que tire a luz de naeu
entendimento, deixando-me apenas o suficiente
para seguir Sua lei, pois qualquer coisa além dis-
so é excessiva numa mulher, segundo certas pes-
soas. E outras dizem mesmo que é nocivo.
Juana Ines de La Cruz, Resposta ao bispo de
Puehla(1C91), que lhe criticara a atividade dou-
ta como imprópria ao seu sexo.



Ensaios cépticos

Desejo propor à consideração benevolente do
leitor uma doutrina que, creio, poderá parecer
paradoxal e subversiva. A doutrina em questào é
a seguinte. é inconveniente acreditar em qual-
querproposição se não existir nenhuma frase
para que a suponhamos verdadeira. Devo admi-
tir, naturalmente, que, se tal opinião se dissemi-
nasse, haveria de transformar completamente
nossa vida social e nosso sistema político; como
ambas as coisas são, atualmente, consideradas
irrepreensíveis, isso deve pesar contra minha
doutrina.
Bertrand Russel, Ensaios cépticos, I (1928)

Nenhum comentário:

Postar um comentário